Translate

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Um NORTE para viver

 O que é um NORTE?

Muito equivocadamente as pessoas dizem que um NORTE é uma direção a seguir. Um caminho a trilhar.

Na verdade um NORTE é simplesmente uma referência, um ponto de comparação.

Se vc tem uma bussola, ela tem a agulha ou seta indicando o norte, isso não significa que vc deva ir naquela direção, mas sabendo o NORTE, vc pode ir na direção que desejar...

Então isso é um NORTE, uma referência na qual baseamos a nossa decisão da direção que iremos tomar.

Todos nós precisamos de um NORTE,  senão estaremos confinados ao destino que outros estão traçando para nós. Mas o principal problema é achar um NORTE adequado às nossas expectativas.

Já dissemos em posts anteriores que a opinião alheia é um péssimo NORTE, porém o que usar no lugar? Vejo pessoas sofrendo pela falta de um NORTE, o neurótico por exemplo, infelizmente se utiliza de um NORTE onde a lógica que ele aplica na vida leva em conta um possível "castelo no ar".

A estimulógica é um NORTE muito mais confiável, não depende da opinião dos demais, apenas da sua capacidade de analisar as próprias sensações aos estímulos do mundo externo.



O neurótico, o paranoico e o esquizofrênico (paranoide)


Falando mais um pouco sobre esses problemas psicológicos, mais especialmente para o publico leigo, poderemos colocar de maneira simplificada para que dessa forma  todos entendam:

O Neurótico:  O neurótico é aceito normalmente no meio social, talvez porque a quantidade de neuroses e de neuróticos seja grande. 
Podemos simplificadamente definir o neurótico como alguém que acha que existe um castelo no ar. A boa notícia é que através da estimulógica, a pessoa pode se curar das neuroses.

O Paranóico: Um quadro classificado como de neurótico poderá se tornar um paranoico. Se algum fator sugestionar ao neurótico que aquele castelo que ele achava que existia é real, ou seja o paranoico tem certeza que existe um castelo no ar. Ele se sente injustiçado, perseguido pelas circunstâncias ou pelas pessoas, muito do que acontece com ele é por causa dessa perseguição que os demais tem com ele.

O Esquizofrênico (paranoide) : Esse ja tem tanta certeza que existe um castelo no ar que até esta morando nele. A mente esta tão transtornada com perseguições, com temores dos mais variados que foge completamente da realidade, ou melhor a realidade tem uma conotação totalmente diferente, se alguém olha pra ele é porque esta maquinando alguma maldade, se alguém não olha pra ele, é porque esta maquinando alguma maldade e esta tentando disfarçar.

O Esquizofrênico vive essa lógica absurda, o que o faz sofrer muito, mas depois que o surto passa (muitos não tem essa "sorte"),  o temor de um novo surto é grande.

O motivo é simples, ele saiu do estado esquizofrênico e entrou no estado paranóico, com muita sorte chega ao estado de apenas neurótico, voltando a se tornar uma pessoa produtiva e aceita como "normal" pelo grupo social em que vive.

Só existe um caminho a seguir para que não hajam mais surtos, tem que evoluir a nossa parte psicológica até o estágio onde se deixa de ser neurótico.

E isso é muito simples.

Tem pessoas que sofrem de esquizofrenia paranoide e que  me disseram que existem diversos tipos de esquizofrenia e que essa doença é muito complexa.

O que eu tenho a dizer sobre isso é que esses que pensam assim, estão abusando do direito de serem burros. Vivem uma lógica absurda cheia de falhas, e a unica coisa que impede eles de se situarem a respeito de si mesmos é o extremo instinto de auto-preservação que os fazem ter medo de tudo.

O esquizofrênico para se curar precisa apenas de duas coisas, sentir confiança ao invés de medo, sentir satisfação pessoal e auto-realização em algo que faz no seu dia-a-dia.

O neurótico para se curar basta trocar as suas "certezas" que lhe servem de NORTE pela estimulógica.

A Lógica das Sensações e Estímulos.