Translate

terça-feira, 4 de março de 2014

Delírios de Perseguição e de Grandeza

Quanto mais inteligente a pessoa é, mais elaborado o delírio fica , a memória lembra de coisas que eu nem ligava antes, "isso é um experimento de nanotecnologia", eu pensava...
Mas de onde vem os delírios, porque a mente inventa eles?  Tive sorte de ter observado a mim mesmo durante os delírios, e percebi a sensação que sentia na hora, era medo, não um medo qualquer, um medo que algo de ruim poderia acontecer a qualquer momento. Então primeiramente eu tinha que me proteger a todo custo, chamo isso de instinto de auto-preservação adulterado, pois seria capaz de qualquer coisa para impedir meus perseguidores, porém estava sendo observado a toda hora então não poderia fazer nada errado, porisso e somente porisso não agi de violência contra ninguem, porque sabia que assim que tentasse bater ou matar alguem, eu seria pego rapidamente e com motivos, (talvez essa história de que o esquizofrenico não é violento esteja camuflada pela sensação de que ele esta sendo observado) porisso eu tinha que lutar pelos meus direitos, não fiz nada de errado e quem estivesse me seguindo teria que pagar por isso.
Aqui pude aprender que coragem não é o oposto do medo, porque agir com coragem é algo que vc tem que fazer independente de outros fatores, quando se age com coragem a sensação de medo esta junto, como um animal acuado no canto chega uma hora que mesmo sabendo que vc não é nem perto de ser forte o suficiente para enfrenta-los, vc tem que reagir.  Assim quando uma viatura passava e ficava encarando eu perguntava " algum problema? quer ver meu documento?" Se a viatura estava mais distante eu parava e ficava encarando eles, alguns me comprimentavam e iam embora e eu pensava " Cínicos! " outros nem davam atenção " Esses estão disfarçando "  Teve uma vez que eu mostrei o dedo do meio para um policial ele disfarçou e continuou andando, pensei " Ta vendo se não tivesse nada acontecendo ele iria me prender" Uma vez roubaram minha loja durante a noite e eu tinha certeza que foi a policia, no outro dia de manhã uns policiais passaram me olhando, comecei a gritar com eles, chamaram reforço e o tumulto durou um tempão ate que algum deles disse isso é coisa da sua mente e me dispensaram.
Fui "owner" de uma comunidade no Orkut GENTE DE BEM TAMBEM ODEIA PM, a comuna tinha mais de dez mil membros. Varios policiais me ameaçavam pelo orkut por causa da comunidade, eu não ligava, pelo menos estava reagindo...
Fui na OAB no setor que defende os direitos humanos, proximo o forum João Mendes.
Fui na corregedoria da policia militar, próximo ao metro Tiradentes, onde fui muito mal recebido (o que aumentou ainda mais a paranoia).
Fui na corregedoria da policia civil, na Rua da Consolação, onde fui bem recebido e tive certeza que a policia civil  não era má como a militar, kkkkk (lembrar disso me causa risos, nossa como eu era idiota quando estava doente...)
Fui na sede do Ministério Publico, onde ficam os promotores de justiça e la me encaminharam para o forum da Barra Funda no DIPO departamento de investigações policiais (acho que era esse o significado).
Tive coragem pra fazer tudo isso, mas o medo estava la junto... Portanto o medo não é o oposto da coragem.
Hoje percebo que a mente estava agindo com autonomia, tentando me proteger e me deixar alerta, quando eu começava a pensar que aquilo não era possível de estar acontecendo, não poderia ter tantas pessoas assim me perseguindo, a mente rapidamente criava o delírio de grandeza, isso para justificava o delírio de perseguição,  de uma hora pra outra eu era importante, era o centro das atenções,  eu e o Bill Gates poderíamos dominar o mundo, eu decidiria o resultado das próximas eleições, kkkkk.
Quando o surto veio, claro que as pessoas que me conheciam  acreditaram em mim de cara, porque ate entao eu sempre demostrava ser uma pessoa sensata e nas palavras dos meus proprios amigos o "mais equilibrado", eles pensaramm que tinha alguem me seguindo mesmo.
Mas logo perceberam que algo estava errado, um amigo meu me disse "parece que vc ta doido!" o que me causou risos - Eeeeuuuuuu? Doido? Vc que ta maluco, kkkk....
De tanto observar as minhas próprias sensações enquanto estava doente, cheguei a conclusão de que a esquizofrenia é  uma doença comportamental, ou seja ela se inicia com determinado comportamento e iria embora  com o comportamento oposto, fiquei bravo com os estudiosos  de não me falarem isso  e ficarem enrolando só pra me manter mais tempo doente, kkkk ( a atitude paranóica era uma atitude aparementemente normal para mim na época,  kkkk muitos risos quando lembro)  Fiquei bravo com os pesquisadores que se preocupavam com hereditariedade, quimica cerebral, uso de drogas,etc. Deixaram de lado a pedra angular fundamental: o comportamento.
Só depois de muito tempo percebi que eles não me disseram isso simplesmente porque eles não sabiam. Seria necessário um esquizofrenico prestar atenção nas próprias sensações, através disso mudar o comportamento começar a ver que nada de ruim vai acontecer  se ele deixar de  ficar alerta, e passar de  esquizofrenico a uma pessoa normal.
E isso aconteceu
 Vivo sem  precisar conviver com remédios, sem medo de um novo surto, sem precisar tolerar sintomas, aliás sintomas positivos ou negativos, isso pra mim é balela, a esquizofrenia só tem um sintoma e o nome dele é medo, é o medo que causa sintomas positivos e negativos.
Não me contaram,
Eu não ouvi,
Eu vi,
Eu vivi,
Eu sei.
É um medo ininterrupto, que nem sempre esta na atenção principal, mas esta ali escondido esperando pra vim a tona sempre que houver oportunidade.
Me mostre um esquizofrenico paranoide que não sinta medo que eu retiro o que eu disse.
Sentindo confiança se deixa de sentir medo, mudando o comportamento se volta a viver, porque a vida é gostosa de ser vivida.
Parafraseando o Eric, meu nome é Vito Feliccio e fazem quase 6 anos que eu deixei de ser esquizofrenico.