Translate

terça-feira, 25 de junho de 2013

Qual o poder mais poderoso?

Amigos, estive estudando durante muito tempo essa questão do poder.

Não sou fascinado pelas histórias de super-heróis, mas vi um questionamento no facebook, sobre qual seria mais poderoso se o Goku ou um outro herói que não me lembro qual era.

Essa pergunta me deixou intrigado, o que significa essa palavra poder?

Em inglês a palavra "power" é o substantivo, e o verbo é"can" elas tem a mesma tradução para o português.

Na pratica não ha muita diferença entre vc ter o poder e vc poder fazer algo.

Mas quem é mais poderoso? como se mede o poder?

Foi então que percebi a diferença.

Na verdade o mais poderoso é aquele que puder escolher.

Como assim?

Um exemplo: Existe um soldado que tem uma arma poderosa em suas mãos, porém só poderá usa-la sob ordens superiores.

Poderoso é aquele que escolhe, nesse caso, a patente superior à do soldado que dará as ordens de uso da arma. Veja como o poder de escolha do soldado é limitado, porque ele pode usar a arma quando quiser e como quiser, afinal ele esta em posse da arma, porém se fizer isso estará limitando o próprio poder de escolha, pois terá que responder pelos seus atos de insubordinação.

Assim ele não tem escolha a não ser obedecer as ordens de quem tem realmente o poder de escolha.

Olhe o caso do dinheiro.

O dinheiro nos dá um grande poder de escolha, vc pode escolher no que gastar dependendo de quanto dinheiro vc possui, porém de nada adianta ter o dinheiro e não poder escolher no que gastar.

Conheci uma pessoa que queria comprar um carro novo e tinha dinheiro de sobra para isso. Só que a esposa dele não queria o carro que ele desejava e ela não permitiu que ele comprasse.

Quem escolheu nesse caso foi ela, e ela optou pela não compra. Ele apesar de ter o dinheiro, não tinha o poder de escolha. O poder de escolha dele era limitado aos caprichos da mulher.

Então não se iludam, o poder de escolha é o principal !!

Mas como essa informação pode ser útil em nossas vidas?

Primeiramente para avaliar a real importância e influência dos outros em nossas vidas. E para poder avaliar claramente a nossa própria influência na vida dos demais.


 O único poder que existe realmente, é o poder de escolha !

Então quanto maior a nossa liberdade de escolher, maior o nosso poder.

Assim, estrategicamente falando, devemos orientar nossas decisões de forma que não diminuam nosso poderoso "poder" de escolher.

Decisões equivocadas são aquelas que optam pela menor probabilidade de escolhas. Esse tipo de decisão restringe em muito nossa liberdade.

Agora chegamos na parte que eu gosto, isso significa que quanto mais pudermos escolher  as sensações boas em detrimento das ruins, melhor estaremos utilizando nosso poder de escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário