Translate

quinta-feira, 19 de junho de 2014

As Lentes da Esquizofrenia

Quando alguem é esquizofrênico, todas as coisas que acontecem ao redor dele (na lógica dele), tem tudo a ver somente com ele. Ele sofre de uma desconfiança crônica que esta além da compreensão das pessoas comuns. Ele não percebe quando uma pessoa ta doente(por exemplo),  provavelmente pra ele é uma encenação com o propósito de testar ele, um tipo de experiência onde ele é a cobaia.

Ele não é mal, ele não tem culpa sobre os atos dele, imagine que uma pessoa esta usando um óculos com a lente vermelha, essa pessoa não ve as coisas como elas são, ve tudo vermelho. E não adianta vc dizer que ela tem que ver outras cores, porque  mesmo ela sabendo que existam outras cores vai continuar vendo tudo em tons de vermelho enquanto não tirar o óculos...


Então o paciente olha tudo pelos óculos da esquizofrenia. Eu  diria que nem são óculos,  é mais como se fossem lentes de contato, porque ele olha, olha e não percebe que esta com a visão deturpada.


O que fazer?  Pra mim esse é o mesmo caso do mito da caverna de Platão. Ele ve as sombras que estão refletidas no fundo da caverna, acha que essas sombras são o mundo real, não sabe que o mundo verdadeiro esta la fora e as sombras  são apenas reflexos toscos da verdade. Como fazer entender que as sombras apesar de serem  reais,  não são a  verdade?  Ele esta dentro da caverna e ali é o mundo dele, como o fazes crer que fora dali é que esta a verdade?


Tem que furar a dura carapaça de desconfiança que recobre a consciencia dele, esse é o jeito.  Tem que usar da arma de sinceridade, da emoção, passar confiança. Tem que ser tão sincero com ele a ponto de ele colocar em duvidas as próprias convicções. A ponto de fazê-lo  acreditar em algo que ele não esta percebendo, isso só se consegue adquirindo a confiança dele com apelos emocionais e  racionais...


Tem de convencê-lo de que o mundo não gira ao redor do umbigo dele, e que o sofrimento de um ente querido é muito mais grave que qualquer estupida perseguição que ele ache que esteja sofrendo... Ele é só uma pessoa como as outras, não é nenhuma celebridade que mereça a atenção e preocupação de todos que estão em volta. 

4 comentários:

  1. Vc realmente crê que sem medicação,a pessoa consegue tirar este óculos? Obrigado pelo texto acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho a medicação indicada em caso de surto, para conter o enfermo q coloca em risco a si mesmo e aos demais, porém a dependência de medicamentos para o resto da vida, e os efeitos colaterais não estão nem próximo da solução. A solução é trocar o medo por outra sensação.
      O acompanhamento médico é necessário, pois o próprio médico diminui as dosagens vendo q o paciente está melhorando.

      Excluir
  2. Gostaria tanto de entrar em contato com o Vito. Tenho muita esperança da minha mãe obter essa cura sem precisar de remédio.

    ResponderExcluir